Agricultura - Quarta-feira, 07 de Fevereiro de 2024

CURSO DE MORANGO ORGÂNICO

Confira os detalhes

CURSO DE MORANGO ORGÂNICO

Nesta terça-feira (6), mais de 10 pessoas participaram da sensibilização sobre MORANGO ORGÂNICO na Casa da Agricultura. O curso tem como objetivo ensinar técnicas atualizadas e inovadoras, capacitando os alunos para a produção eficiente e sustentável de morangos.

Sonia Yamamoto, mentora do curso, explica que se trata de um programa abrangente sobre o cultivo de morangos, com o objetivo de capacitar os alunos interessados em iniciar a produção da fruta. Durante o curso, os participantes irão adquirir conhecimentos essenciais para estabelecer a cultura do morango em suas propriedades, seja em suas fazendas, chácaras ou qualquer outro local desejado.

O curso terá a duração de sete meses, proporcionando aos alunos uma imersão completa no processo de produção, desde o preparo do solo até a comercialização. Isso incluirá vivenciar todas as etapas, desde o preparo do solo, o plantio das mudas, o acompanhamento do crescimento, a observação da floração, a frutificação, até a maturação, permitindo assim um conhecimento aprofundado sobre o cultivo do morango.

“A cada mês, desenvolvemos um tema e colocamos em prática. O curso é teórico-prático. Então, falamos sobre solo, adubação, preparo de solo e praticamos. Após o preparo do solo, em parceria com a prefeitura, procedemos com a coleta para a adubação.”

Após a fase inicial, os participantes do curso são introduzidos ao universo do morango, desde o ciclo de vida da fruta até sua fisiologia e requisitos de cultivo.

Aprendem-se técnicas essenciais, desde o plantio das mudas importadas até o manejo adequado, incluindo o tratamento e manejo das mudas, a preparação do canteiro e o plantio correto.

Posteriormente, o foco é direcionado ao manejo contínuo do morangueiro, abordando práticas culturais necessárias para garantir seu desenvolvimento saudável.

Isso inclui a adubação e a pulverização de acordo com os princípios da agricultura orgânica, mesmo que a propriedade em questão não seja certificada, seguindo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Agricultura, explica a mentora.

“Depois fazemos a parte de pragas, de doenças, uma parte mais teórica. Em seguida aprende a usar os produtos da agricultura orgânica. Depois a gente tem coleta e beneficiamento, onde a gente aprende a colher o morango, a padronizar, selecionar, beneficiar e embalar os morangos.”

No último módulo, tem a parte do custo de produção, anotado desde o início, podendo assim fazer um levantamento do curso de produção. E para finalizar vem a parte da comercialização.

A sensibilização de MORANGO ORGÂNICO é uma parceria entre a Prefeitura de Sarapuí, a Diretoria de Agricultura, o Senar, o Sindicato Rural e a FAESP.